2010-11-08

CONSELHOS PARA UM INVERNO COM MENOS DORES

O frio está a chegar e, para muita gente, pode trazer dores nos ossos, nas articulações e/ou na musculatura. Não é imaginação: o tempo pode mesmo alterar a saúde! Sintomas de artrose e de bursite, dores nas costas, na cabeça ou nos ouvidos acentuam-se, isto sem falar nas gripes e nos resfriados e das suas consequências.
A explicação para os ossos doerem mais no Inverno é que, nos dias frios, aumenta a probabilidade de constrição vascular (diminuição do fluxo de sangue nos vasos do corpo). Resultado? Encolhemo-nos ao sentir frio, retesando músculos e nervos, o que pode levar à contratura e à dor crónica. Ficar encolhido pode mesmo afectar a postura e provocar dores na coluna. Além disso, nas articulações, o líquido sinovial fica mais espesso, o que gera também incómodo.

O que fazer para evitar tudo isto? O Dr. Bruno Alvarenga, quiroprático e fisioterapeuta na Karma Clinic, deixa os seus conselhos:
Primeiro, não fique parado! Para combater os males do frio, a regra básica é “Mexa-se!”. Siga estas orientações:
- Antes de qualquer exercício, o alongamento é essencial, sobretudo no tempo frio. Ajuda a destravar ossos, músculos e nervos, contribuindo para que o sistema locomotor funcione com toda a facilidade.
- Os exercícios de alongamento são simples e podem ser praticados em qualquer momento. Por exemplo, ao acordar, espreguice-se e, no trabalho ou na escola, estique pernas e braços, evitando ficar muito tempo numa só posição.
- A maneira correcta de se alongar é respeitar a postura erecta, posicionando a coluna direita, alinhada com a cabeça. A partir daí, movimente braços, pernas e pescoço, esticando a musculatura e relaxando.
- O ideal é fazer alongamentos pelo menos uma vez ao dia, todos os dias. Cada movimento deve ser repetido três ou quatro vezes.
- Quando achar necessário, para minimizar dores, use compressas frias e/ou quentes. O tratamento com frio é mais completo porque, além de anti-inflamatório, é também analgésico. O quente melhora a circulação na região dorida e intensifica a actividade. A alternância frio/calor serve para tirar o inchaço do local.
- Na rua, agasalhe a cabeça e o pescoço, usando um chapéu ou um gorro e colocando um cachecol.
- Faça caminhadas regularmente: pelo menos três vezes por semana, durante 30 minutos.

Para aconselhamento e tratamento personalizado, marque uma consulta com o Dr. Bruno Alvarenga.

Sem comentários: