2009-12-04

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO FÍSICA- Gratuito

Importância da avaliação postural

A avaliação postural é um importante processo na investigação e no tratamento de alterações posturais para saúde ou estética. Através dela, o quiroprático poderá identificar possíveis factores de risco para o desenvolvimento de doenças e lesões. Além disso, poderá ainda avaliar as maiores necessidades do paciente, seja de melhoria postural, melhoria na movimentação corporal, desempenho em actividades físicas, estética e nunca esquecendo os seus objetivos pessoais.

O equilíbrio do corpo bem como os movimentos da cabeça e dos membros são originados pelo posicionamento do crânio sobre a coluna vertebral, determinando assim a postura do indivíduo.

Estando a coluna vertebral directamente relacionada com o sistema neuromuscular, alterações posturais da coluna podem trazer distúrbios nos músculos e articulações e vice-versa.
O número crescente de clientes com alterações de postura levou ao desenvolvimento de um programa de avaliações posturais que procuram demonstrar suas relações.


A avaliação é um processo que serve para:
- Avaliar a sua postura e flexibilidade
- Detectar alterações de movimento, permitindo uma orientação no sentido de superá-las.
- Impedir que a má postura seja um factor de agressão, evitando lesões.
- Acompanhar o seu progresso.
- Reciclar o programa de treino e tratamento.

Para uma boa avaliação é importante analisar muitas variáveis: antropométricas, composição corporal, análise postural, encurtamentos musculares, testes de dor e limitação articular, testes neuromusculares, e nessas avaliações são feitas anamneses, às quais nos dá acesso aos hábitos e personalidade do cliente.

Além disso, as avaliações devem ser periódicas e sucessivas, permitindo uma comparação, para que possamos acompanhar o progresso do avaliado com precisão, sabendo se houve evolução positiva ou negativa. O profissional terá parâmetros para identificar a melhor postura e as maneiras para se adquirir alinhamento corporal, que é individual.

A reavaliação deverá ser realizada após um período de no mínimo 60 dias, para identificação dos resultados. Assim, o profissional irá verificar se necessário a mudança do programa de treinos e/ou tratamentos, ou poderá mantê-lo, alterando apenas as ferramentas a serem utilizadas.

Todas as 5ªs feiras de Dezembro, gratuitamente, com o Dr. Bruno Alvarenga

Sem comentários: