2011-03-21

BEM-ESTAR PRIMAVERIL COM MEDICINA CHINESA

"Chegou a Primavera!
A estação do crescimento, da chegada dos dias grandes e mais quentes, do regresso das andorinhas, dos perfumes orgânicos, é designada no Oriente como a estação Madeira.
Madeira, ensina a Medicina Chinesa, é a estação do Fígado e da Vesícula Biliar e, portanto, a melhor altura para tratá-los bem e rodeá-los de atenções…
Se não o fizermos, o mais certo é começarem os problemas com músculos e ligamentos de todo o corpo, com os olhos, falta de paciência e imaginação, raiva, enxaqueca, transpirações de odor desagradável.

E como tudo no início se trata com alimentação, esta é a dica: está na altura de reduzir os sabores ácidos que agridem estes órgãos (citrinos, vinagre), aumentar os sabores picante e doce (o que está contido nos alimentos, não os doces da pastelaria), moderar os sabores amargo e salgado.
Tudo isto lhe soa a chinês? Olhe à sua volta e veja o que a natureza nos dá, o que brota agora da terra. Aumentar o consumo de folhinhas verdes como a salsa, o cebolinho, os coentros, o manjericão, os orégãos, a hortelã; dos brotos como a ervilha e a fava.
É a época por excelência, em todas as civilizações, de fazer uma boa desintoxicação: aumentar o consumo de água, diminuir drasticamente a proteína animal (em especial carne e ovos), limitando-a a uma única refeição por dia – por exemplo, reservando para o jantar uma bela sopa de legumes, não sobrecarregando assim o Fígado com digestões pesadas e deixando-o descansar. Há que diminuir agora o consumo de assados, de bebidas alcoólicas, de comidas preparadas com óleos ou fritas, de temperos fortes. Nos intervalos das refeições, deve descontrair com chás mornos de dente-de-leão, alcachofra, hipericão ou escolher o chá verde.

Como suplementos alimentares, caso sinta que estes dois órgãos estão já fragilizados, aconselha-se a levedura de cerveja e a alcachofra. Bem como todos os que aumentem o ferro e o cobre no organismo, criando assim hemoglobina que é armazenada precisamente no Fígado. Alimentos ricos nestes dois sais minerais são o espinafre, os cominhos, o caril, as sementes de abóbora e de girassol, todos os feijões, grão, lentilhas, pinhões e amêndoas, tremoços, hortelã, amoras, castanhas, ovos, ostras e, claro, fígado.

E não chega. Fígado e Vesícula adoram passeios no campo a pé, convivência com pessoas alegres e criativas, moderar sentimentos fortes e frustrações. Se sente com facilidade raiva, intolerância, irritação, mau humor, desorientação e surtos de desordem motora, está na hora de tratar melhor estes dois órgãos!

Se acha que este é o seu perfil e que tudo está perdido, não desespere. A MEDICINA CHINESA dá um empurrãozinho nos casos mais críticos. Bastam umas sessões de acupunctura e umas decoções de ervas mais concentradas do que o chá, que designamos por fitoterapia.
Boa Primavera!"

Maria Antónia Mendes é médica de Medicina Chinesa e está todos os dias na KARMA CLINIC.

Sem comentários: