Chegou o Verão!
Verão não é tempo de criar nada: só usufruir. A semente já foi lançada à terra preparada pelas chuvas, já cresceu na Primavera e agora todo o Universo diz: tempo de descanso. E a temperatura não convida a outra coisa!
O Verão, para os chineses, é a estação Fogo. Fácil de adivinhar porquê… Fogo é comandado pelo Coração: é a ele que atribuímos a capacidade de nos apaixonarmos, a capacidade de fazermos caridade, a capacidade de amarmos incondicionalmente os nossos, e aquela maravilhosa sensação de estarmos felizes, alegres, contentes.
Os chineses, que ancestralmente somam tudo e nunca vêm nada em separado, explicaram isto muito bem: o coração é quem manda na alma. Alma e coração são no fundo a mesma coisa, ou o espelho uma da outra. Assim, Coração em equilíbrio traz aquela sensação boa de gostarmos dos outros e de nos sentirmos bem na nossa própria pele, de comunicarmos alegremente, de não termos ressentimentos e chegarmos à noite com a alma tranquila e feliz!
Em caso de desequilíbrio, cai aquela tristeza que muitas vezes não tem explicação, aquilo a que chamamos empiricamente “ter o coração apertadinho” – ficamos sisudos, carrancudos, sem amigos, temos dificuldade em nos fazer entender. E o oposto também indica que algo vai mal no Coração: alegria excessiva, riso estridente por tudo e por nada, o não ter capacidade de ouvir e só saber falar, falar, falar… O boémio de faces “encarnadinhas” que fala muito alto e gosta de comer e beber, e que por essa razão tem peso a mais… Não é este o perfil dos cardíacos?
Pois esta é a receita para ter o seu Fogo equilibrado…
Tudo o que sabe bem no Verão: frutas carnudas e sumarentas com muita água para hidratar como melancia, melão, meloa, pêssego ou a fruta que tem mesmo a cor vermelha do Fogo. Exemplos? Cerejas, morangos, amoras, tomate (será coincidência nascerem todas nesta estação?). E também legumes frescos consumidos em saladas refrescantes, temperadas com limão, ou salteados levemente.
Nesta estação, vale comer mais frutos do mar: o seu sabor naturalmente salgado evita que transpiremos em excesso, guardando água no corpo. Mas atenção! O exagero provoca retenção de líquidos e atrapalha…
Diminuir os sabores amargos como o café, o chocolate e o chá preto, não usar o forno, previligiar uma alimentação leve e em pouca quantidade.
Exercícios? Claro, mas sempre de manhã cedo ou ao final do dia quando já corre uma aragem fresquinha. Não vale fazer esforços, descansar ou comer debaixo do sol de Verão. Descanse bem, de preferência perto da água…
Procure estar perto de pessoas bondosas (de bom coração), que não passam a vida a reclamar disto e daquilo, e que gostam de se divertir, de estar alegres mas tranquilas. Procure simpatia calorosa, e já agora tente transmitir o mesmo…
Faça as pazes com as coisas que o atormentam, e prepare-se para perdoar tudo e todos antes de recomeçar um novo ano de trabalho…
Bom Verão, boas férias!
Maria Antónia Mendes é médica de Medicina Chinesa e está todos os dias na Karma Clinic.
Sem comentários:
Enviar um comentário