2011-10-23

Óleos Essenciais para os dias frios


Mais do que líquidos agradáveis ao olfacto, os óleos essenciais são substâncias naturais capazes de feitos surpreendentes. A terapeuta Cristina Azedo dá a conhecer alguns benefícios da aromaterapia para os dias frios que se avizinham.

Sabia que bastam algumas gotas de óleo essencial de alfazema sobre a pele para acalmar uma queimadura dolorosa, daquelas que fazemos, por vezes, nesta altura do ano em que usamos mais o forno? O alívio é rápido e se a aplicação for feita de imediato a marca atenua-se, desaparecendo em poucas horas sem deixar rasto.

Mas o óleo essencial de alfazema não nos salva só dos pequenos acidentes na cozinha. É também um amigo precioso no combate ao stress e à ansiedade dos tempos modernos. Apenas um par de gotas num lenço de papel, inspiradas lentamente, podem evitar um indesejável ataque de mau feitio no trânsito ou no trabalho. A mesma quantidade num cantinho da almofada, antes de dormir, garante uma noite descansada.

Ou porque não reforçar a dose? Juntem-se uma dúzia de gotas de óleo essencial de alfazema e um pacote pequeno de leite gordo, deite-se o preparado numa banheira de água quente e tem-se um aromático, relaxante, hidratante e natural banho de imersão.
Este óleo essencial, o único que pode ser utilizado puro sobre a pele, já que todos os outros exigem diluição obrigatória num óleo base, pode ainda unir-se ao de eucalipto para afastar gripes e constipações. Algumas gotas de cada um deles, dissolvidas na água de um vulgar queimador de óleos, ajudam a refrescar o ar de casa ou do escritório, limpando-o de agentes patogénicos.
Outra receita outonal a cheirar a natureza? A inalação de vapores descongestionantes das vias respiratórias. Bastam meia dúzia de gotas de óleo essencial de eucalipto, diluídas numa bacia de água fervente, para ajudar em casos de sinusite ou de nariz entupido.

Estes e outros óleos essenciais, todos com selo bio, estão disponíveis na Karma Clinic, onde poderá também experimentar o seu poder terapêutico através de uma Massagem de Aromaterapia.
À sua disposição na versão corpo inteiro, com 60 minutos de duração, ou apenas nuca e costas, em 30 minutos, esta massagem é individualizada, sendo escolhidos óleos essenciais relaxantes, descongestionantes, desintoxicantes ou energéticos, de acordo com as necessidades do paciente.

Venha experimentar e levará, por certo, mais receitas de bem-estar para casa!

Sem comentários: